terça-feira, 27 de abril de 2010

Medo da Crítica - Minha dura realidade (que está sendo mudada)

Olá...

Peguei este texto do site www.primeiroprograma.com.br que adoro ouvir todos os dias na rádio e decidi postar aqui, pois acho que tem muito a ver com meu processo de desenvolvimento e crescimento.

No mais, prefiro não comentar mais nada... Melhor assim

O medo da crítica

Ninguém sabe exatamente como o ser humano desenvolveu pela primeira vez esse tipo de medo, mas uma coisa é certa – ele o tem em forma altamente desenvolvida.

(...)
O medo da crítica rouba o ser humano da iniciativa, destrói o poder de sua imaginação, limita-lhe a individualidade, dissolve-lhe a autoconfiança e prejudica-o de centenas de maneiras. Pais frequentemente infligem um dano irreparável aos filhos ao criticá-los. A mãe de um de meus colegas da mocidade costumava castigá-lo quase todos os dias com uma espinafração, sempre completando esse trabalho como uma declaração como esta: “Você vai acabar na cadeia, antes de chegar aos vinte anos.”

A crítica é uma forma de serviço que todo mundo recebe em excesso. Todos têm dela uma ampla reserva, que distribuem gratuitamente, seja justificada ou não. Nossos parentes mais próximos são os maiores culpados neste particular.
Deveria ser considerado crime (na verdade, é um crime do pior tipo) os pais formarem complexos de inferioridade na mente dos filhos, através de críticas desnecessárias. Empregadores que compreendem a natureza humana conseguem o melhor de seu pessoal não com críticas, sim com sugestões construtivas. Pais podem conseguir os mesmos resultados com os filhos.
A crítica semeia o medo, ou o ressentimento, no coração humano, mas nunca o amor ou a afeição.

(do livro “Pense e enriqueça” de Napoleon Hill)

Nenhum comentário:

Postar um comentário